Fator climático é o maior desafio do setor canavieiro do Brasil

Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, com participação superior a 30% nos últimos anos

O Boletim “De olho na Safra”, emitido pelo Centro de Tecnologia Canavieira, indica um aumento de 2% da produtividade de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil. Porém, a maior preocupação gira em torno do déficit hídrico.


Média de rendimento em abril foi de 85,6 t/ha, alta de 2% em comparação com a safra passada
Média de rendimento em abril foi de 85,6 t/ha, alta de 2% em comparação com a safra passada



A média de rendimento em abril foi de 85,6 t/ha, alta de 2% em comparação com a safra passada, que ficou em 84,3 t/ha. Esse aumento da produtividade, segundo informações apuradas junto ao Centro de Tecnologia Canavieira, é em virtude do inverno mais úmido do ano-safra anterior, contemplando diretamente os canaviais precoces da safra 2024/25.





A cana que sobrou sem ser colhida de uma safra para a outra, conhecida como bisada, correspondeu a 16% da colheita do mês de abril, superou a média de 5% do indicador. Para especialistas, a safra teve início com um cenário climático desafiador, por conta das irregularidades pluviométricas.

Já com o clima mais seco, o açúcar total recuperável apresentou média de 115,9 quilos por toneladas no mês passado, caracterizando uma evolução de 2kg perante o mesmo mês do ano passado.





A cultura da cana tornou-se importante no agro brasileiro devido aos recordes na produção e exportação de açúcar, bem como a sua contribuição para a combustão de carros via etanol e a geração de energia pelo bagaço. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, com participação superior a 30% nos últimos anos


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.
Arquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML geradoArquivo XML gerado