Projeto agroBR impulsiona exportações de café brasileiro na Semana Internacional do Café
Rodadas de negócios realizadas em Belo Horizonte (MG) conectaram produtores nacionais a compradores de nove países
O projeto agroBR reune produtores e compradores de nove países. Foto: CNA / Divulgação
O projeto agroBR impulsionou as exportações de café brasileiro durante a Semana Internacional do Café (SIC), encerrada na sexta-feira (7), em Belo Horizonte (MG). Dessa forma, o evento reforçou o papel do Brasil como referência global na produção de cafés de qualidade.
Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a ApexBrasil, o Sebrae, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a expresso.co, o projeto tem como objetivo aproximar pequenos e médios produtores do mercado internacional e ampliar as oportunidades de exportação. Além disso, busca fortalecer a presença do café brasileiro em novos destinos comerciais.
Café brasileiro ganha destaque nas rodadas de negócios
Durante três dias, 55 produtores de Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo participaram de encontros com 13 compradores internacionais vindos de países como Polônia, Canadá, Uruguai, Peru, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Portugal, Chile e Turquia. Assim, o evento se consolidou como um espaço de conexão entre produtores e importadores de várias regiões do mundo.
O resultado foi expressivo: mais de 270 reuniões de negócios foram realizadas, o que pode gerar novos contratos e parcerias comerciais. Além de promover oportunidades, as rodadas serviram como uma vitrine para a diversidade e qualidade dos cafés brasileiros, fortalecendo a imagem do país no cenário internacional.
De acordo com Rosi Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA, a ação representa o propósito central do agroBR. “As rodadas de negócios na SIC são o ponto alto da nossa missão, que é conectar o produtor brasileiro ao mercado global. Cada encontro mostra a qualidade, a origem e a história que tornam o café do Brasil único no mundo”, afirmou.
Produtores celebram resultados das negociações
A produtora Luciana Flores, do Sítio Toca da Onça, na Mantiqueira de Minas, destacou os bons resultados obtidos durante o evento. “Conversei com mais de oito compradores internacionais, entregamos amostras e já fechamos alguns negócios, entre eles um contêiner de 320 sacas que estamos ansiosos para enviar”, relatou.
Além disso, o evento contou com o Cupping Rodadas de Negócios 2025, realizado em parceria com a Faemg. A atividade reuniu nove produtores e dez compradores, resultando em 39 reuniões de negócios. O objetivo foi ampliar a visibilidade de cafés com valor agregado, facilitar o contato direto entre produtores e compradores e diversificar os canais de comercialização.
O produtor Alex Ribeiro, participante do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Minas Gerais, também comemorou os resultados obtidos. “Fechei venda com um comprador de café da Polônia. Me sinto realizado por essa conquista e celebro o impacto positivo da assistência que recebi do Senar”, afirmou.
Por fim, com resultados concretos e novas parcerias internacionais, o projeto agroBR segue fortalecendo o posicionamento do café brasileiro no mercado global. Assim, o programa promove sustentabilidade, qualidade e inovação em toda a cadeia produtiva.




