Colheita de café arábica desacelera no Brasil com chuvas e temperaturas baixas, afetando ritmo dos trabalhos no campo, mas sem comprometer a qualidade dos grãos
As chuvas e as temperaturas mais baixas registradas em quase todas as regiões produtoras de café arábica no Brasil reduziram o ritmo da colheita da safra 2025/26 nos últimos dias, segundo apontam levantamentos do Cepea. As precipitações têm limitado as atividades no campo, enquanto o clima frio tem retardado a maturação dos frutos.
Em relação à qualidade do grão, colaboradores do Cepea não relatam qualquer comprometimento da safra 2025/26 devido às condições climáticas.
O Cepea destaca que o cenário atual é bastante diferente do observado na mesma época da safra anterior, quando o calor acelerava a maturação dos grãos e antecipava os trabalhos de colheita.
Nos primeiros dias de junho, dados do Cepea indicam que a colheita no Sul de Minas Gerais se aproximava de 20% da produção esperada. No Noroeste do Paraná, as atividades estavam entre 25% e 30%; enquanto na Alta Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro, o avanço da colheita variava de 7% a 10%.