Chuvas favorecem lavouras de café arábica no Sudeste
Após alerta de ventos fortes, produtores registram poucos danos e confirmam boas condições para o desenvolvimento da safra 2026/27
Chuvas no Sudeste impulsionam o desenvolvimento das lavouras de café arábica. Foto: Canva
As previsões de ventos fortes e chuvas intensas no Sudeste do Brasil deixaram produtores de café em alerta no último fim de semana. No entanto, os impactos sobre as lavouras de arábica foram limitados, segundo levantamento do Cepea.
Muitos agentes temiam que as rajadas atingissem áreas da Mogiana Paulista, da região de Garça (SP) e do Sul de Minas, derrubando os chumbinhos e comprometendo a próxima colheita. Contudo, os ventos mais intensos ficaram restritos a algumas áreas do norte do Paraná, onde os estragos foram pontuais.
Com isso, o balanço do período foi positivo. As chuvas registradas favoreceram o desenvolvimento das lavouras e impulsionaram a formação da safra 2026/27. De acordo com colaboradores do Cepea, a maior parte da florada já ocorreu. Agora, o sucesso da temporada depende da fixação e do crescimento dos chumbinhos.
Para garantir o bom desempenho da safra, é essencial que as chuvas continuem, evitando o abortamento dos chumbinhos e fortalecendo a produção.




