Produção de café no Vietnã pode crescer 8,3% na temporada 25/26
Após duas temporadas com produção reduzida, o Vietnã dá sinais de recuperação para a safra de café 2025/26. De acordo com a Hedgepoint Global Markets, os produtores aproveitaram os preços mais elevados registrados em 2023 e 2024 para investir tanto em suas lavouras quanto em novas áreas de cultivo, o que, somado a um clima mais favorável, pode impulsionar o desempenho do país na próxima temporada.
Em dezembro de 2024, as chuvas contribuíram para melhorar a saúde dos cafeeiros, mesmo tendo provocado atrasos na colheita da safra 2024/25. Já para a nova safra, as florações ocorreram no fim de abril e, desde então, o volume de chuvas aumentou. Os acumulados de precipitação em maio e junho ficaram acima da média, favorecendo o desenvolvimento da cultura.
A previsão para os próximos 14 dias também indica chuvas acima da média nas áreas do Planalto Central, onde se concentram as plantações de café Robusta. Até o momento, não foram registrados danos nos cafezais. Segundo a Hedgepoint, o nível atual de chuvas tem ajudado tanto na fixação das flores quanto no enchimento dos grãos, reforçando a perspectiva de uma colheita mais robusta. Com isso, a estimativa de produção foi revisada para cima, passando de 27,9 milhões para 29,4 milhões de sacas, um crescimento de 8,3% sobre a temporada anterior.