HOME | Notícias | Café

Café registra alta nos preços com risco climático no Brasil

Robusta pode ter correções no médio prazo apesar da alta recente

Foto do autor Redação RuralNews
12/06/2025 |
1535

Após uma queda em maio, os preços futuros do café voltaram a subir nos últimos dias, impulsionados pela previsão de uma frente fria que poderia atingir as regiões produtoras do Brasil. A expectativa de temperaturas abaixo da média gerou preocupações sobre possíveis geadas.

Segundo Laleska Moda, analista da Hedgepoint Global Market, apesar de as previsões atuais não indicarem geadas, a incerteza permanece, o que tem sustentado a alta nos preços. Além disso, os estoques certificados para arábica e robusta caíram novamente, aumentando a tensão no mercado.

Na última semana, o contrato de julho do café arábica avançou 4,9%, fechando a 361,55 centavos de dólar por libra-peso. Já o robusta subiu 1% e fechou a 4.522 dólares por tonelada em 9 de junho. O inverno brasileiro deve trazer mais volatilidade, com possíveis oscilações nos preços.

No entanto, a Hedgepoint avalia que, no médio prazo, o mercado deve ficar mais pressionado, especialmente para o robusta, devido ao avanço da safra 25/26 no Brasil e na Indonésia, que devem aumentar a oferta. A produção de Conilon no Brasil está em níveis médios, com expectativa de aumento, enquanto a colheita na Indonésia avança rápido, beneficiada pelo clima favorável e investimentos dos produtores locais.

As exportações brasileiras também cresceram na entressafra, com alta de 12,4% no ciclo anterior e desempenho acima da média no início da temporada 25/26. A Indonésia e Uganda, maior produtor de robusta na África, também têm aumentado suas exportações, impulsionadas por clima favorável e apoio governamental.

Esses fatores devem reduzir as preocupações com a oferta de robusta, o que pode levar a correções nos preços no curto e médio prazo. O contrato de setembro também pode sofrer pressão com a maior produção no Brasil, Indonésia, Uganda e Vietnã, este último com condições climáticas favoráveis para sua safra.

Por outro lado, o potencial de alta dos preços depende das condições climáticas no Vietnã e no Brasil para o restante do ano. Chuvas abaixo do esperado no Vietnã ou geadas no Brasil podem elevar a volatilidade e os preços. No entanto, as previsões atuais são positivas para ambos os países, o que indica tendência de preços mais baixos após a alta recente.

TAGS: #Café # Hedgepoint Global Market
# chuvas # cotação café
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.