Mapa promove rodada de negócios do cacau na Argentina
Evento em Buenos Aires gerou R$ 500 mil em vendas de chocolates e negociações de amêndoas premium

Mapa promove rodada de negócios do cacau em Buenos Aires com destaque para produtos premium. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Adidância Agrícola da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, realizou na quinta-feira (25) a Rodada de Negócios do Cacau e seus Derivados. O encontro reuniu 20 representantes de empresas argentinas e órgãos governamentais.
Além disso, a iniciativa surgiu diante do interesse crescente do mercado argentino pelo cacau brasileiro. Ela se desdobrou da feira La Chocolaterie 2025, que atraiu mais de 30 mil visitantes e centenas de marcas. O Mapa marcou presença com pavilhão institucional coordenado pela Adidância.
Durante a rodada, os participantes conheceram o cinturão cacaueiro do Sul da Bahia, o sistema agroflorestal Cabruca e o portfólio nacional, que inclui amêndoas, melaço, manteiga, pó e chocolates. Além disso, houve degustação técnica e orientações sobre importação, requisitos fitossanitários, tarifas e logística. Restaurantes, cafés e sorveterias argentinas de renome internacional participaram do evento.
Resultados imediatos e próximos passos
O Consórcio Cabruca se destacou entre os participantes. Formado por micro e pequenas empresas da agricultura familiar, lideradas majoritariamente por mulheres, o consórcio segue o manual da ONU/Unido. Dessa forma, promove produção responsável e sustentável, valoriza a sociobiodiversidade e preserva a Mata Atlântica.

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação
Além disso, os chocolates finos do consórcio, multimedalhistas em premiações internacionais, já chegam a mercados de referência, como a Quinta Avenida, em Nova York, e chocolaterias de Londres.
A rodada trouxe resultados imediatos. Por exemplo, R$ 500 mil em vendas de chocolates foram fechados no mesmo dia. Além disso, houve negociações para exportar um contêiner com 10 toneladas de amêndoas premium. Esses avanços fazem parte da Caravana do Agroexportador, programa do Mapa que aproxima produtores e empresas de oportunidades internacionais e fortalece a cultura exportadora do agronegócio brasileiro.
Como próximos passos, estão previstos follow-ups individuais, envio de amostras comerciais e visitas técnicas ao Sul da Bahia. Além disso, a Adidância Agrícola apoiará importadores argentinos e exportadores brasileiros para acelerar os novos negócios.
