HOME | Notícias | Bovinocultura

Trimestrais da pecuária mostram alta no abate e produção de ovos

Abate de bovinos, suínos e frangos cresce e produção de leite, ovos e couro avança no 2º trimestre

Foto do autor Redação RuralNews
10/09/2025 |
809

Os resultados da produção animal no 2º trimestre de 2025 mostram crescimento em vários setores da pecuária brasileira, de acordo com o IBGE. Além disso, o abate de bovinos, suínos e frangos aumentou frente ao mesmo período de 2024, enquanto a produção de leite, ovos e peças de couro também apresentou alta. Consequentemente, o setor reforça sua importância econômica.

Abate de bovinos, suínos e frangos

O abate de bovinos subiu 3,9% em relação ao 2º trimestre de 2024 e 5,5% frente ao 1º trimestre de 2025. Maio registrou o maior movimento, com 3,59 milhões de cabeças, alta de 4,9% sobre o mesmo mês do ano anterior. Por sua vez, o aumento foi observado em 20 das 27 Unidades da Federação, especialmente em São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia e Pernambuco.

O abate de suínos cresceu 2,6% em relação ao ano anterior e 4,1% em comparação ao 1º trimestre. Este foi o maior 2º trimestre da série histórica, com recordes em maio e junho. Além disso, os aumentos mais significativos ocorreram no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, enquanto as maiores quedas aconteceram em Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

O abate de frangos avançou 1,1% sobre o mesmo período de 2024, mesmo com queda de 0,4% frente ao trimestre anterior. Maio foi o mês com maior registro mensal da série histórica. Enquanto isso, Paraná lidera o abate nacional com 34,1% de participação, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Produção de leite, couro e ovos

A aquisição de leite cru atingiu 6,50 bilhões de litros, aumento de 9,4% em relação ao mesmo trimestre de 2024 e queda de 1,0% frente ao trimestre anterior. Além disso, a Região Sul concentrou 40,7% da captação, seguida pelo Sudeste (35,9%) e Centro-Oeste (10,5%). Minas Gerais liderou a captação nacional, com 23,8%.

Os curtumes adquiriram 10,75 milhões de peças de couro bovino, alta de 4,6% sobre o 2º trimestre de 2024 e leve queda de 0,1% frente ao trimestre anterior. Por outro lado, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram os maiores acréscimos.

A produção de ovos alcançou 1,24 bilhão de dúzias, aumento de 6,2% em relação ao ano anterior e 2,9% frente ao trimestre anterior. Além disso, mais da metade das granjas produziram ovos para consumo, representando 83% do total. São Paulo liderou a produção nacional, com 25,6% do total.

Destaques regionais e tendências

O desempenho positivo da pecuária no 2º trimestre indica recuperação e crescimento em diversos estados. Assim, o setor mostra resiliência, mesmo diante de variações regionais, consolidando o Brasil como referência global em produção agropecuária. Já que a demanda por alimentos de origem animal segue alta, os resultados reforçam oportunidades para produtores e indústrias do setor.

TAGS: #Pecuária # Abate
# Produção de ovos # Suínos # Frangos # Produção de leite
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.