Zoológico de Goiânia fecha após morte de cisne negro levantar suspeita de Gripe Aviária
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está investigando a morte de um cisne negro no Zoológico de Goiânia, ocorrida no último domingo (8 de junho). A administração do parque notificou a agência, que prontamente implementou as medidas zoossanitárias exigidas pelos protocolos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Fiscais estaduais agropecuários da Agrodefesa coletaram amostras do animal, que foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Mapa, em Campinas (SP), para análise. O cisne, que fazia parte do plantel do zoológico, vivia em regime de vida livre no local.
O principal objetivo da investigação é confirmar ou descartar a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), seguindo os padrões nacionais de vigilância em saúde animal. O incidente já foi registrado no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet).
Como medida preventiva, o Parque Zoológico de Goiânia permanecerá temporariamente fechado ao público até a divulgação dos resultados dos exames, com um prazo estimado de até 10 dias úteis para a conclusão dos laudos, dependendo da demanda do LFDA.
Durante esse período de interdição zoossanitária, as aves presentes no zoológico não poderão ser movimentadas e devem ser monitoradas diariamente. O acesso de funcionários será restrito apenas aos essenciais para a manutenção do parque, e estes deverão seguir rigorosas medidas de biosseguridade. O parque só será reaberto ao público após a desinterdição oficial.
Em caso de qualquer ave apresentar sinais clínicos ou morte durante esse período, a Agrodefesa deve ser imediatamente informada. Se houver sintomatologia, novas amostras serão coletadas e enviadas ao laboratório do Mapa.
A Agrodefesa reitera que todas as ações estão em conformidade com os protocolos técnicos para a prevenção, controle e contenção de doenças que afetam tanto a fauna silvestre quanto a doméstica. A agência destaca que é o órgão oficial responsável pela sanidade animal em Goiás e conduzirá a investigação seguindo as diretrizes do Mapa.