Argentina, Emirados Árabes Unidos e Índia estão entre os países que liberaram as importações após atualização do Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou a situação das restrições à importação de carne de aves do Brasil, decorrentes da detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro (RS).
Sete países retiraram as restrições à exportação da carne de frango brasileira: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai.
Atualmente, não há restrição de exportação para Argentina, Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
A suspensão total das exportações brasileiras de carne de aves está em vigor para Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste e União Europeia.
Já a suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul alcança África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.
No caso da suspensão limitada ao município de Montenegro (RS), ela vale para Catar e Jordânia. Para os municípios de Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra, a suspensão é aplicada pelo Japão.
Suspensão limitada à zona ocorre em Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão. Essa regionalização é conforme previsto no Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e no Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Essas medidas refletem os esforços do Brasil para garantir a segurança sanitária e a continuidade das exportações diante do foco da gripe aviária.