Exportações brasileiras de carne de frango seguem limitadas após foco de gripe aviária
Mapa atualiza situação após foco confirmado no município de Montenegro (RS)

Mapa atua para retomar comércio com países parceiros. Foto: Canva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou nesta semana para 21 o número de países que suspenderam totalmente as importações de carne de aves do Brasil, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A lista de países com suspensão total das exportações inclui China, União Europeia, México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Argentina, África do Sul, Índia e outros mercados relevantes.
Além disso, 14 países e um bloco econômico (União Econômica Euroasiática – formada por Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão) optaram por restringir apenas as exportações oriundas do estado do Rio Grande do Sul. Já quatro países — Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia — mantiveram a suspensão apenas para o município de Montenegro.
Conteúdos relacionados
Apesar do impacto no comércio internacional, o Mapa reforça que está em constante articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores para fornecer informações técnicas e assegurar a transparência na condução do caso. O objetivo é garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada gradual e segura das exportações.
O Ministério também ressalta que não há risco para o consumo de carne de aves ou ovos, reforçando que a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão desses produtos.
