HOME | Notícias | Avicultura

China, União Europeia e Argentina anunciam suspensão de compras de produtos avícolas do Brasil

No mesmo dia em que foi anunciado o primeiro foco de gripe aviária em âmbito comercial no Brasil, Argentina, China e União Europeia declaram interrupção compras de carne de frango brasileira

China, União Europeia e Argentina anunciam suspensão de compras de produtos avícolas do Brasil

Foi o primeiro foco da doença identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil desde o surgimento do vírus

3730
Foto do autor Redação RuralNews
16/05/2025 |

Não se passou 24 horas após o anúncio do primeiro caso de gripe aviária comercial no Brasil para que as exportações brasileiras de carne de frango e demais produtos avícolas fossem suspensas pela China, Argentina e a União Europeia (UE). O MAPA confirmou nesta sexta-feira (16/05) o foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Após a confirmação do caso de gripe aviária, o Mapa deu início à comunicação oficial com os parceiros comerciais, enviando nota técnica explicativa sobre o caso. O caso, considerado de alta patogenicidade, foi registrado em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS), sendo o primeiro foco da doença identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil.

Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave). O H5N1 faz parte do segundo grupo: isso significa que ele é disseminado rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.

De acordo com o acordo sanitário bilateral entre Brasil e China, a detecção da enfermidade resulta na suspensão automática das exportações de produtos de aves para o mercado chinês. No caso da União Europeia, o modelo de certificado sanitário vigente estabelece que, diante da confirmação da doença, todas as áreas habilitadas ficam restritas, conforme nota enviada pelo Mapa à imprensa.

As limitações nas exportações de produtos avícolas, em casos de gripe aviária, seguem os critérios estabelecidos nos certificados sanitários internacionais acordados com cada país ou bloco econômico parceiro.

Alguns países adotam o modelo de regionalização, que restringe a suspensão das compras apenas ao estado, município ou área afetada. “Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização”, informou o MAPA, sem especificar o impacto no comércio com esses destinos.

O Brasil é atualmente o maior exportador global de carne de frango, tendo a China como principal mercado, com 562,2 mil toneladas exportadas para o país asiático em 2024. A União Europeia foi o sétimo maior destino, com 231,89 mil toneladas de carne de frango brasileira adquiridas no mesmo ano, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Gripe aviária # H5N1
# MAPA # avicultura # influenza aviária
Publicidade
Banner publicitário

Leia também