Dados tema: 15
HOME | Notícias | Avicultura

China, União Europeia e Argentina anunciam suspensão de compras de produtos avícolas do Brasil

No mesmo dia em que foi anunciado o primeiro foco de gripe aviária em âmbito comercial no Brasil, Argentina, China e União Europeia declaram interrupção compras de carne de frango brasileira

China, União Europeia e Argentina anunciam suspensão de compras de produtos avícolas do Brasil

Foi o primeiro foco da doença identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil desde o surgimento do vírus

Foto do autor Redação RuralNews
16/05/2025 |

Não se passou 24 horas após o anúncio do primeiro caso de gripe aviária comercial no Brasil para que as exportações brasileiras de carne de frango e demais produtos avícolas fossem suspensas pela China, Argentina e a União Europeia (UE). O MAPA confirmou nesta sexta-feira (16/05) o foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Após a confirmação do caso de gripe aviária, o Mapa deu início à comunicação oficial com os parceiros comerciais, enviando nota técnica explicativa sobre o caso. O caso, considerado de alta patogenicidade, foi registrado em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS), sendo o primeiro foco da doença identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave). O H5N1 faz parte do segundo grupo: isso significa que ele é disseminado rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.

De acordo com o acordo sanitário bilateral entre Brasil e China, a detecção da enfermidade resulta na suspensão automática das exportações de produtos de aves para o mercado chinês. No caso da União Europeia, o modelo de certificado sanitário vigente estabelece que, diante da confirmação da doença, todas as áreas habilitadas ficam restritas, conforme nota enviada pelo Mapa à imprensa.

As limitações nas exportações de produtos avícolas, em casos de gripe aviária, seguem os critérios estabelecidos nos certificados sanitários internacionais acordados com cada país ou bloco econômico parceiro.

Alguns países adotam o modelo de regionalização, que restringe a suspensão das compras apenas ao estado, município ou área afetada. “Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização”, informou o MAPA, sem especificar o impacto no comércio com esses destinos.

O Brasil é atualmente o maior exportador global de carne de frango, tendo a China como principal mercado, com 562,2 mil toneladas exportadas para o país asiático em 2024. A União Europeia foi o sétimo maior destino, com 231,89 mil toneladas de carne de frango brasileira adquiridas no mesmo ano, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

TAGS: #Gripe aviária # H5N1
# MAPA # avicultura # influenza aviária
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Plantadeiras
Publicidade
Banner publicitário