HOME | Notícias | Avicultura

Biosseguridade garante reabertura de mercados ao frango paranaense

CT de Avicultura do Sistema FAEP debateu cuidados constantes nas granjas para manter mercados abertos

Biosseguridade garante reabertura de mercados ao frango paranaense

Reunião da CT de Avicultura do Sistema FAEP destacou a importância da biosseguridade nas granjas. Foto: Sistema FAEP / Divulgação

1976
Foto do autor Redação RuralNews
28/10/2025 |

O investimento contínuo em biosseguridade na avicultura é o principal pilar para reabrir totalmente os mercados, segundo a Comissão Técnica (CT) de Avicultura do Sistema FAEP. A reunião ocorreu nesta terça-feira (28), em Cascavel, Oeste do Paraná. O encontro reuniu avicultores das principais regiões produtoras para discutir estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva.

Em maio de 2025, o Brasil registrou, pela primeira vez, um caso de influenza aviária em granjas comerciais. O foco ficou isolado em Montenegro (RS), provocando o fechamento temporário de mercados externos para o frango brasileiro. Desde então, diversos países retomaram as importações. No entanto, China e partes da União Europeia ainda não reabriram totalmente seus mercados.

Publicidade
Banner publicitário

Foco na cultura e na capacitação

“Apesar de alguns mercados ainda não estarem abertos, já reconquistamos boa parte do nosso prestígio internacional. É questão de tempo até retomarmos mais negócios”, avaliou Diener Gonçalves, presidente da CT de Avicultura do Sistema FAEP. “Temos uma avicultura robusta e um sistema sanitário exemplar. Isso nos ajuda a reconquistar mercados após a crise da influenza aviária”, acrescentou Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

O consultor técnico em avicultura Marcos Scherer Junges afirmou que o Brasil é altamente competitivo no cenário global. Por isso, os produtores devem manter o foco na biosseguridade para acelerar a reabertura de mercados. Ele ressaltou que biosseguridade vai além de estruturas físicas, incluindo treinamento e consolidando uma cultura entre todos os elos da cadeia.

“É fundamental treinar as equipes das granjas, criar rotinas claras e práticas, e garantir que todos saibam exatamente o que fazer e como fazer. Além disso, a maior parte da biosseguridade está nas atitudes do dia a dia”, explicou Junges.

Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional de frango. Além disso, em muitos municípios, a avicultura representa a principal fonte de renda, segundo o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Avicultura # Frango
# Frango Paranaense # Paraná # PR # Sistema FAEP
Publicidade
Banner publicitário