O uso dos produtos biológicos na lavoura foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo Guilherme Luiz Guimarães, que esteve representando a AENDA (Associação Brasileira dos Produtos Pós-Patente) na tarde desta quarta-feira, 17/05, durante a Agrobalsas, que acontece na cidade de Balsas, região Sul do Estado, no período de 16 a 20 de maio. O evento é promovido pela FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) na Fazenda Sol Nascente e espera reunir um público de mais de 100 mil pessoas durante quatro dias de duração.
Guilherme falou sobre os conceitos dos produtos biológicos e como a legislação está tratando desse tema. Segundo ele, o uso dos bioinsumos vem crescendo rapidamente no Brasil. “Além disso, o agricultor está aprendendo a fazer, porque não é simples”, salientou o engenheiro agrônomo.
Ele afirma que há uma série grande de diversos tipos de produtos biológicos hoje, como os biofertilizantes, estimulantes, feromônios e microbiológico. “Cada produto biológico tem suas peculariedades e o produtor rural está adotando todos eles nos momentos mais críticos do ciclo da cultura”, disse Guilherme.
O uso dos biológicos está difundido em todo o Brasil e as culturas que mais usam biológicos hoje são cana-de-açucar, soja, milho, algodão e tomate. Ele informa que o uso dos biológicos foi estimulado através do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que realiza palestras em todo o Brasil levando as vantagens do uso dos produtos biológicos na lavoura. “A Embrapa é sem dúvida o grande difusor da tecnologia dos bioinsumos no país”, salienta.
O engenheiro agronônomo destaca que os riscos do uso de produtos biológicos são muito menores quando comparados a produtos químicos. “Ao meio ambiente à saúde humana são praticamente inócuos. “Mas o grande fator que está levando produtor rural a adotar os biológicos é a questão de sustentabilidade para o meio ambiente”, afirma Guilherme.
Outro fator que impulsionou o segmento no país foi a necessidade que o país teve de fazer frente a falta de insumos diante da Guerra da Rússia e com a pandemia de Covid-19. “Esses fatores levaram o setor a explorar mais suas potencialidades e com isso o segmento ganhou muito espaço no dia a dia do produtor rural”, concluiu.
A programação completa da feira pode ser acessada pelo site oficial: https://www.agrobalsas.com.br
Diariamente, de 16 a 20 de maio, também acontece transferência de informações e tecnologias durante a feira, com atividades como o Dia de Campo Mirim, Visita nas Vitrines Vivas de Culturas e Animais e através de cursos e oficinas no Auditório do Parque Agrobalsas.
SERVIÇO
O QUE É: Agrobalsas
ONDE: Fazenda Sol Nascente, em Balsas, região Sul do Maranhão.
QUANDO: de 16 a 20 de maio de 2023
SITE OFICIAL: www.agrobalsas.com.br