Dentro da missão de estar cada vez mais próximo do produtor rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) marcará presença em mais um grande evento do agro: a Expoagro Afubra. O evento será realizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) no município de Rio Pardo (RS), de 23 a 26 de março.
Os participantes da feira - a maior do país relacionada à agricultura familiar - poderão participar gratuitamente das atividades promovidas no espaço do Senar-RS. Técnicos da instituição estarão à disposição para esclarecer dúvidas e fazer inscrições dos produtores interessados no serviço de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
O programa hoje presta consultoria individualizada a 4,9 mil estabelecimentos rurais nas cadeias produtivas da Agricultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, Olericultura e Ovinocultura, além de Avicultura e Suinocultura, ainda em mobilização. Com duração de dois anos, as atividades consistem em orientações técnicas e de gestão para propriedades de qualquer porte.
Drones
Os produtores que visitarem o estande do Senar-RS poderão aprender de forma prática o uso de um valioso recurso tecnológico: drones. Trata-se de uma amostra do curso semipresencial Operação de Drones, oferecido regularmente pelo Senar-RS.
Conforme o agrônomo e Técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Henrique Padilha, o objetivo da oficina é “despertar para as funcionalidades do drone e como ele pode auxiliar o produtor rural”. A atividade, com 30 minutos de duração, permitirá que os participantes tenham conhecimentos teóricos e práticos básicos, como decolagem, pouso e os variados usos do equipamento. Entre os mais comuns, a coleta de imagens aéreas, o monitoramento de área e aplicação de defensivos.