A redução de 10,6% no valor da saca é o menor valor médio registrado em 19 meses, segundo o Cepea
De acordo com levantamentos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os valores estão nos menores patamares nominais desde agosto de 2023. No último mês, o Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros e pagamento à vista) acumulou recuo de 10,6%, com média de R$95,70/sc de 50 kg, 4% inferior à de janeiro e expressivos 15,2% menor que a de fevereiro de 2024.
Conforme o Centro de Pesquisas explica que compradores seguem sinalizando dificuldades de repasse de preços ao atacado e varejo, assim como aguardando cotações menores com a entrada mais efetiva da nova safra.
Segundo informações do progresso de safra da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a colheita no estado do Rio Grande do Sul (RS) está adiantada em relação ao ano anterior, com 10% da área colhida até esta segunda-feira (03/03), frente a apenas 1% no mesmo período da temporada passada.
Do lado vendedor, de acordo com o Cepea, apesar da baixa disponibilidade de produto, a necessidade de caixa para custeio das atividades, liquidação de estoques e o receio de novas desvalorizações fizeram com que parte dos produtores cedesse aos pedidos de compradores por preços inferiores e/ou alongamento de prazos de pagamento.