INÍCIO AGRICULTURA Arroz

Logística de transporte no RS volta a impactar no arroz

Fortes chuvas e intervenções governamentais desafiam o mercado
Vandré Dubiela
- Da redação RuralNews
Publicado em 29/05/2024

O Rio Grande do Sul continua enfrentando desafios persistentes. Segundo o Cepea, após um breve intervalo de tempo em que as condições climáticas permitiram retomar a colheita de cereais, que havia sido prejudicada por chuvas intensas, novos participantes voltaram a negociar, impulsionando os preços.





No entanto, desde quarta-feira, 22, o estado foi novamente atingido por fortes chuvas e ventos, complicando a logística de transporte e deixando os envolvidos mais cautelosos. As precipitações impediram o carregamento de mercadorias já vendidas em semanas anteriores, adiando novas transações. Problemas na emissão de notas fiscais também contribuíram para a menor liquidez.





Além disso, o cancelamento do leilão de compra pela Conab e a controvérsia em torno da intervenção do governo desaceleraram o ritmo de negócios. A decisão do governo de zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) para importações de arroz de fora do Mercosul até o final de 2024 também afetou o mercado. Esses eventos excepcionais têm deixado muitos especialistas consultados pelo Cepea apreensivos em relação ao futuro do mercado de arroz em casca.


COMENTÁRIOS

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.