Preço do arroz recua pela 11ª semana seguida e atinge menor média desde 2022
Com menor liquidez no mercado e avanço da colheita, cotação do arroz em casca segue em queda no RS
Com liquidez reduzida e colheita avançando, preço do arroz atinge o menor patamar desde outubro de 2022. Foto: Canva
Os preços do arroz em casca registraram queda pela 11ª semana consecutiva, segundo levantamento do Cepea. Entre os dias 11 e 17 de abril, a média ponderada no estado do Rio Grande do Sul — representada pelo Indicador CEPEA/IRGA-RS (produto com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista) — recuou 0,26%, fechando a R$ 76,04 por saca de 50 kg na quinta-feira (17).
As cotações vêm caindo de forma contínua desde o início de fevereiro, e a média parcial de abril já é a mais baixa desde outubro de 2022. Conforme os pesquisadores do Cepea, a liquidez no mercado foi reduzida na última semana por conta do feriado prolongado da Semana Santa, o que diminuiu o volume de negociações no mercado do casca.
Além disso, os produtores priorizaram as atividades de campo, que estão próximas da conclusão, embora as chuvas recentes no Sul tenham atrapalhado o ritmo da colheita. No mercado comprador, atacadistas e varejistas não demonstraram interesse suficiente para movimentar a demanda dos engenhos, mesmo diante da necessidade de aquisição sinalizada por algumas unidades de beneficiamento.
