INÍCIO AGRICULTURA Arroz

Henrique Dornelles assume presidência da Câmara Setorial do Arroz dia 21

Ele substitui Daire Coutinho, na abertura da Colheita do Arroz

Tradicionalmente realizada no primeiro dia da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, dia 21 de fevereiro, em Terras Baixas (RS), a reunião da Câmara Setorial do Arroz novamente será atração no auditório Frederico Costa, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).


Posse será realizada dia 21 de fevereiro. Foto: Carlos Queiroz/Divulgação
Posse será realizada dia 21 de fevereiro. Foto: Carlos Queiroz/Divulgação

Neste ano, além dos assuntos de interesse do setor, será realizada a transmissão de cargo da presidência do órgão. O ex-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, assume o cargo em sucessão a Daire Coutinho, também ex-dirigente da entidade.

Coutinho, que comanda sua última reunião e passará o cargo à Dornelles, diz que a expectativa para o encontro é alta, especialmente diante das perspectivas da safra de arroz que devem ser apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representada por Sérgio Santos.

“Temos uma grande expectativa em relação às questões da safra deste ano, em função de um ano bem atípico, com plantio tardio, redução histórica de área e, cada vez mais, uma perspectiva de preços animadores para o setor”, afirma.

Outras apresentações ficarão a cargo do economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio Da Luz, sobre as perspectivas tributárias relacionadas ao decreto governamental que impacta o setor e promete esclarecer dúvidas e trazer clareza sobre esse cenário.

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, fará uma previsão para a lavoura de arroz, e Andressa Silva, representante da Abiarroz, trará o assunto da portaria 644/2024, que trata do reajuste de preço na classificação de produtos importados.

Coutinho informa que o evento também dará continuidade à análise da Embrapa sobre as questões ambientais na lavoura de arroz. O estudo mostra que as verdades sobre o impacto ambiental podem ser diferentes do que se acreditava, destacando benefícios para as aves e qualidade da água.

Outro destaque será a retomada do projeto da Embrapa em parceria com o Cepea para o diagnóstico da cadeia produtiva do arroz.










TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.