Dados finais do plantio da safra de arroz são apresentados pelo IRGA

Os números foram divulgados durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão
Imagem do autor

Publicado em 22/02/2024

O Rio Grande do Sul totalizou 900.203 hectares de área semeada com arroz nesta safra, registrando um aumento de 7,17% em relação aos 839.972 hectares do ciclo anterior. Os dados finais do plantio da safra 2023/24 foram divulgados na quarta-feira pelo Instituto Rio Grande do Arroz (Irga), durante a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que vai até o próximo dia 23 na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, na zona Sul do Estado.

Levantamento do Irga apontou que a Fronteira Oeste do Estado concentra a maior parte da área cultivada com arroz, com 263.903 hectares. Na sequência, aparece a Zona Sul, que destinou 154.318 hectares para a cultura, e a Campanha, com 130.95 hectares. A Planície Costeira Interna reservou uma área de 132.919 hectares, enquanto na Regional Central foram cultivados 118.107 hectares.
Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul concentra a maior parte da área cultivada com arroz - Foto: Luiz Fernando Siqueira/IRGA
Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul concentra a maior parte da área cultivada com arroz - Foto: Luiz Fernando Siqueira/IRGA

Por fim, a Planície Costeira Externa cultivou 100.003 hectares.As cultivares Irga continuam como as mais utilizadas pelos produtores gaúchos, representando 65,21% do total. As mais usadas da autarquia foram a IRGA 424 RI, com 56,08%; e a IRGA 431 CL, com 8,58%. Já em relação à área de soja em terras baixas, foram 422.210 hectares nesta safra, uma redução de 16,55% em relação à safra passada (505.965 hectares).

Participaram da coletiva o presidente do Irga, Rodrigo Machado; a diretora técnica, Flávia Tomita; o diretor administrativo, Claudio Cava; a consultora do instituto e meteorologista Jossana Cera; o conselheiro Fernando Rechsteiner; o presidente da Federarroz, Alexandre Velho; o ex-presidente da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Daire Coutinho; e o primeiro diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong.

ambém acompanharam a coletiva o gerente da extensão rural, Luiz Fernando Siqueira, e os coordenadores regionais da autarquia.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Máquina utiliza Inteligência Artificial para fazer seleção de grãos
2
Aurora Coop inaugura indústria de processamento de carne de R$ 587 milhões
3
Safra de grãos será 25 milhões de toneladas a menos que anterior
4
Cercas e arames com alta tecnologia são destaque da Belgo na Tecnoshow
5
Artesanato local também teve o seu espaço na Tecnoshow
6
Mato Grosso do Sul terá a maior unidade de bovinos da América Latina
7
Aumento de casos de anomalia da soja preocupa no Sul
8
Maior feira da América Latina, Agrishow ainda fica devendo em infraestrutura
9
Tecnoshow Comigo movimentou R$ 9,340 bilhões em negócios
10
Corteva apresenta na Tecnoshow solução biológica fixadora de nitrogênio
11
Soja tem valor bruto de produção reduzido em um quinto
12
Oferta segue elevada mas demanda firme estabiliza as cotações da tilápia
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.