Chuvas intensas provocam acamamento e preocupam produtores de arroz no RS
Mais da metade da área plantada já foi colhida, mas excesso de chuva e vento compromete a produtividade
Chuvas recentes causam acamamento em lavouras de arroz no RS, afetando o rendimento das plantações. Federarroz/Divulgação
As fortes chuvas registradas nos últimos dias no Rio Grande do Sul têm causado transtornos significativos para os produtores de arroz. De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), diversas regiões produtoras enfrentam problemas com o acamamento — quando as plantas tombam por conta do excesso de umidade e da força dos ventos.
Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a situação é especialmente preocupante neste momento em que mais de 50% da colheita já foi realizada. “As chuvas da última semana agravaram os casos de acamamento em diversas áreas do estado. Isso preocupa os produtores e deve impactar diretamente a produtividade nesta reta final de safra”, destacou.
A entidade tem recebido relatos de prejuízos vindos de diferentes polos orizícolas do estado. Além do acamamento, o frio intenso dos últimos dias também trouxe impactos negativos para as lavouras, o que deve alterar os números finais da colheita deste ciclo, segundo avaliação da Federarroz.
