O relatório de oferta e demanda de julho, divulgado pelo USDA na tarde de ontem, trouxe um corte na produção dos EUA de 3,7MT no comparativo com junho. O número, aparentemente positivo, já era esperado pelo mercado uma vez que, no ajuste final de área em fins de junho, o USDA cortou o plantio de soja em mais de 1,0 milhão de hectares, para 35,75MH.
Assim, a colheita dos EUA passa a ser estimada em 122,6MT, ante 126,3MT de junho e 120,7MT do ano passado. Os estoques finais para 2022/23 sofrem um corte de 1,4MT, avaliados em 6,3MT.
A produção mundial é projetada em 391,4MT, corte de 4,0MT sobre o mês passado; no ano passado foram 352,7MT. O consumo global é esperado em 377,8MT, aumento de 4% de um ano para o outro, com estoques finais avaliados para o final de 2022/23 em 99,6MT, ante 88,7 do último ciclo.
A produção brasileira é esperada em 126,0MT neste ano e em 149,0MT para a próxima estação. Enquanto isto, a colheita da Argentina deve alcançar, respectivamente, 44,0MT e 51,0MT.
As importações chinesas sofrem um novo revés. O USDA reduziu em 2,0MT o volume deste ano, para 90,0MT e em 1,0MT, para 98,0MT, as aquisições de 2023.
Dados do sistema alfandegário da China mostram que está havendo desaceleração das compras do país. Nos primeiros seis meses deste ano, as importações de soja somaram 46,3MT, queda de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Não só as margens de esmagamento estão ruins como também os preços da carne suína não ajudam. Há relatos de que, depois de um período de aumento, em determinadas regiões se verifica redução dos plantéis. As informações são da agência Reuters.
O mercado doméstico segue sob pressão; a alta do câmbio, apenas limita as perdas vindas da CBOT. Outro fator de pressão sobre os preços no interior é a expressiva alta do custo de transporte. Os agentes permanecem monitorando a evolução da safra norte-americana, que recebeu melhores chuvas nos últimos dias. Mas, permanece a possibilidade de sérias irregularidades climáticas na parte final de julho.
Prêmios no spot são cotados na faixa de 160 /170. Indicações de compra entre R$ 182,00/184,00 no oeste do estado; entre R$ 193,00/194,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.