Soja inicia quinta-feira operando em forte alta em Chicago
O mercado se posta em alta, dando sequência ao movimento iniciado ontem, depois de perdas expressivas nas sessões anteriores.


Os contratos negociados com soja na CBOT operam em forte alta nesta manhã de quinta-feira, mais 45 cents, a U$ 14,91/agosto. O mercado se posta em alta, dando sequência ao movimento iniciado ontem, depois de perdas expressivas nas sessões anteriores.
– Os ganhos são sustentados por percepção de menor aversão ao risco o que leva investidores a apostar em mercados de maior volatilidade. Além disto, os participantes monitoram o comportamento do clima no Meio Oeste, onde existe a possibilidade de retorno de uma onda de calor intenso nos próximos dias. O possível retorno da China com compras mais agressivas também está no radar.
– Entre janeiro e junho, as importações de soja brasileira por parte da China somam 35,2MT, ante 39,8MT do mesmo intervalo do ano passado. Dados são da Secex.
– A Conab acaba de divulgar o 10º levantamento sobre a safra brasileira. A produção de soja deste ano é avaliada em 124,05MT, ante 138,2MT do ano passado. Em junho a estimativa era de 124,3MT. As exportações estão estimadas em 75,2MT, contra 86,1MT da safra anterior; o esmagamento é previsto em 51,2MT, com produção de 36,5MT de farelo e 9,6MT de óleo.
– O mercado doméstico segue lento, avaliando a retomada dos preços externos, depois da forte pressão vivida nos últimos dias. Fretes em alta limitam a formação do preço no interior.
– Prêmios no spot são cotados na faixa de 160 /170. Indicações de compra entre R$ 184,00/186,00 no oeste do estado; entre R$ 193,00/195,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.
