Nesta segunda-feira, dia 20 de junho, é feriado nos EUA. Os americanos comemoram o Dia da Libertação dos Escravos, conhecido como Juneteenth (junção das palavras junho e dezenove na linguagem ordinal). "A data de 19 de junho é um feriado facultativo, mas que, cada vez mais cidades, estados e órgãos públicos e privados vão assumindo como feriado", afirma Camilo Motter, analista de mercado da corretora Granoeste, de Cascavel/PR. "Neste ano, também a Bolsa de Chicago passou a considerar como feriado este dia", complementa, lembrando que, quando a data celebrada cai num fim de semana, geralmente, o feriado é removido para a segunda-feira.
Sem essa referência externa, o mercado brasileiro, que já vinha bastante lento, deve ficar ainda mais calmo. As atenções ficarão ainda mais aguçadas em relação ao comportamento do clima nos campos do Meio Oeste. De maneira geral, as condições são favoráveis, mas as previsões indicam temperaturas acima do normal e bolsões com baixa umidade. Com a plantio praticamente finalizado, amanhã será divulgado mais um boletim semanal sobre as condições das lavouras.
O mercado também busca posicionar-se para o relatório final de plantio, que será apresentado pelo USDA neste fim de mês. Analistas avaliam que, dificilmente, toda a área prevista em março, de 36,83MH, terá sido semeada.