Tempo seco favoreceu o amadurecimento do algodão na reta final em MT
As condições climáticas favoráveis impulsionaram o desenvolvimento saudável das plantas, resultando em produtividades excepcionais, maiores que às da safra passada
Em Mato Grosso a safra de algodão é destaque. As condições climáticas favoráveis impulsionaram o desenvolvimento saudável das plantas, resultando em produtividades excepcionais, maiores que às da safra passada, de acordo com informações do 12º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O clima seco e ensolarado, na reta final, desempenhou um papel crucial ao facilitar o amadurecimento das maçãs e a abertura dos capulhos, o que teve um impacto direto no aumento do ritmo da colheita. Ao longo de agosto, registrou-se um avanço significativo na colheita do algodão, que já ultrapassa 90%. As condições climáticas favoráveis impulsionaram a produtividade média e refletiram na qualidade da fibra, com um rendimento médio próximo de 42%. Esse valor satisfatório é indicativo do cuidado do manejo e da atenção dedicada à cultura ao longo do ciclo de crescimento.
No controle de pragas, houve uma abordagem focada na contenção de pulgão, mosca-branca e bicudo, recebendo a última atenção especial, envolvendo a eliminação das plantas remanescentes de forma simultânea à colheita.