HOME | Notícias | Algodão

Ministério da Agricultura define o ZARC do algodão para 2025/26

O Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático orienta produtores de algodão sobre riscos climáticos no plantio

Ministério da Agricultura define o ZARC do algodão para 2025/26

Foto: Canva

Foto do autor Redação RuralNews
11/06/2025 |

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o algodão na safra 2025/2026. Essa ferramenta ajuda os produtores a identificar os melhores períodos e regiões para o plantio, levando em conta os riscos climáticos baseados em dados de clima, solo e características das cultivares de cada estado.

No caso do algodão herbáceo, o estudo avalia três níveis de risco: 20%, 30% e 40%, que indicam as probabilidades de perdas associadas às condições climáticas.

Publicidade
Banner publicitário

Fabio Carneiro, gerente de sustentabilidade da Abrapa, destaca que essas informações são essenciais para que os agricultores possam planejar o plantio com mais segurança, aumentar a produtividade e reduzir os impactos negativos causados por eventos climáticos adversos.

Além de ser uma importante ferramenta de gestão, o ZARC também é fundamental para que os produtores tenham acesso a linhas de crédito e financiamentos vinculados ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), oferecendo uma proteção extra contra os riscos do campo.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Algodão # MAPA
# Ministério da Agricultura e Pecuária # Abrapa # ZARC # Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático
Publicidade
Banner publicitário