INÍCIO AGRICULTURA Algodão

Egípcios e turcos elogiam a qualidade do algodão brasileiro

Há uma necessidade do mercado egípcio pelo algodão brasileiro para enriquecer o leque de fibras utilizado pelas fiações
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 22/05/2024

A estreita relação entre Egito e Turquia na indústria têxtil ganhou novos contornos de colaboração e sucesso com a conclusão da "Missão Egito-Turquia". Um esforço dedicado a melhorar o diagnóstico do setor têxtil egípcio e fortalecer os laços com os industriais turcos resultou em avanços significativos. Uma das notáveis conquistas desse empreendimento foi o expressivo aumento na importação de algodão brasileiro pelo Egito. No ciclo 2022/23, o país importou 99,5 toneladas, Já de agosto de 2023 a março de 2024, esse número saltou para 8.521 toneladas, marcando um crescimento impressionante de 85 vezes em comparação ao ano comercial anterior. Enquanto isso, a Turquia, já reconhecida como um dos principais importadores mundiais de algodão, manteve sua posição de destaque. Na temporada 2022/23, importou 165 mil toneladas de algodão brasileiro, o que garantiu ao Brasil um market share de 18% sobre o total importado. Para Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, esses números confirmam a necessidade do mercado egípcio pelo algodão brasileiro para enriquecer o leque de fibras utilizado pelas fiações. Além disso, ressaltou-se a qualidade da pluma brasileira, reconhecida e valorizada pelos egípcios. O feedback positivo recebido dos industriais turcos também demonstra os primeiros frutos do programa de certificação da logística do algodão brasileiro. A "Missão Egito-Turquia" faz parte das iniciativas do Cotton Brazil, uma ação da Abrapa que visa representar a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global. Em parceria com a Apex-Brasil e com o apoio da Anea, a comitiva brasileira realizou visitas estratégicas, como ao grupo Bidewi, em Alexandria, primeira fiação egípcia a importar algodão do Brasil. O feedback positivo recebido ressaltou o destaque do algodão brasileiro em rendimento operacional e qualidade da fibra em comparação com outros fornecedores. Além das visitas industriais, a agenda no Egito incluiu intercâmbio técnico com o Agriculture Research Center, onde foram discutidas formas de cooperação para melhorias na tecnologia de produção, com foco na qualidade da fibra. Na Holding Company, maior compradora de algodão do Egito, foram exploradas oportunidades de parcerias comerciais. Assim, a "Missão Egito-Turquia" não apenas fortaleceu os laços comerciais entre os países, mas também abriu portas para uma colaboração mais ampla e efetiva na indústria têxtil, promovendo desenvolvimento mútuo e progresso contínuo.

Houve um expressivo aumento na importação de algodão brasileiro pelo Egito
Houve um expressivo aumento na importação de algodão brasileiro pelo Egito

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.