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Algodão brasileiro amplia foco em marcas e consumidores mundiais

Os consumidores mundiais começam, pouco a pouco, a demandar produtos que vão além do que se propõem diretamente, ou seja, querem saber se o que estão consumindo é fabricado com responsabilidade social e ambiental.

Publicado em 10/09/2023

Os consumidores mundiais começam, pouco a pouco, a demandar produtos que vão além do que se propõem diretamente, ou seja, querem saber se o que estão consumindo é fabricado com responsabilidade social e ambiental. Além disso, metas ambientais estão nas agendas de empresários e governos por todo o mundo.

O movimento é percebido também na cadeia do algodão brasileira. Além das indústrias que consomem a fibra do país, agora também as marcas de produtos feitos com algodão procuram matéria-prima que tenham compromisso com ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês).

“Este é um dos nossos desafios: mostrar aos consumidores, desde industriais até as marcas de varejo e o público final, que o algodão brasileiro é responsável”, afirmou Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) durante a reunião do Comitê Gestor do programa Cotton Brazil nesta quarta (06.09). A partir de agora, inicia-se o segundo ciclo do programa de desenvolvimento de mercado e promoção do algodão brasileiro no mundo.
Por meio do Cotton Brazil, a Abrapa apresenta a industriais, governos, marcas e consumidores finais, especialmente na Ásia, todo o processo de produção da fibra no país – desde a fazenda até o embarque nos portos para exportação.

“Dentre os nossos clientes prioritários, temos as fiações e marcas de varejo e consumo. Os primeiros demandam qualidade de fibra, confiabilidade dos resultados HVI, que melhorarão ainda mais com o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, logística, fornecimento contínuo, entre outros. Já a segunda clientela tem demandas ESG, como o cumprimento de legislações de sustentabilidade, mostrar rastreabilidade, entre outros. Tudo isso é possível apresentarmos a eles”, disse Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa e responsável pelo Cotton Brazil.
Durante a reunião, foram apresentados os pontos fortes do algodão brasileiro, como o dado de que 82% da fibra produzida no Brasil tem certificação socioambiental. Ainda, apontou-se como pontos fortes diferencial a melhoria continua nos indicadores de qualidade, resultados de HVI fardo a fardo, colheita mecanizada que não gera contaminação, informações dos fardos online, logística com melhora contínua dando mais previsibilidade de entrega.

Em dois anos, o programa Cotton Brazil realizou ou participou de 42 eventos internacionais, impactando mais de cinco mil clientes e stakeholders. Promoveu duas grandes missões anuais, a Missão Compradores com 11 mercados asiáticos atingidos nos anos de 2019, 2022 e 2023, e a Missão Vendedores, que levou produtores rurais para apresentar seus produtos em 10 mercados internacionais.

“É um prazer e um orgulho estarmos neste projeto desde o início. Percebemos os resultados fora do Brasil e o efeito deste movimento do Cotton Brazil tem sido essencial para promover o algodão brasileiro”, disse Miguel Faus, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
A gestora do projeto na ApexBrasil, Rafaela Albuquerque, ressaltou que o Cotton Brazil vem crescendo ano a ano. “No primeiro ciclo, calcamos a base para executar este segundo ciclo com excelência. Isso foi fundamental para os resultados exitosos que vimos e temos a expectativa de uma parceria longeva”, acrescentou.

A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional foi institucionalizada pela Abrapa em 2019, com o início do programa Cotton Brazil. A iniciativa tem parceria da Apex-Brasil e da Anea, e tem apoio das embaixadas brasileiras e de adidos agrícolas nos dez países prioritários: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.
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