Pauta do Grito da Terra está definida e nas mãos do presidente da República

Ação deverá contar com a participação de aproximadamente 800 agricultores familiares do Rio Grande do Sul

O Grito da Terra Brasil é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). É promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o País, entre lideranças, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados e acampados da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.

Neste ano, o evento está marcado para os dias 20 e 21 de maio, em Brasília (DF). A discussão sobre os temas que entraram no documento ocorreu na sede da Contag, nos dias 2 e 3 de abril, e contou com a presença das 27 federações que representam a agricultura familiar no Brasil. O texto foi entregue ao presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

A pauta contempla pontos que atendem as necessidades da agricultura familiar no país considerando as especificidades de cada região. No caso do Rio Grande do Sul, ela reflete os anseios e as demandas da população rural, abrangendo questões que vão desde o acesso aos financiamentos, ao Proagro, a saúde, a educação, os direitos das mulheres, jovens e aposentados, até a valorização do trabalho e da renda no campo.

A partir da entrega do documento ao presidente, ficou estabelecido que o governo federal terá dez dias para socializar a pauta com os ministérios envolvidos. Após o período, as federações e a Contag, que está coordenando as negociações com o governo, serão chamadas para reunião em Brasília.

Caravana gaúcha - De acordo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a Fetag-RS assumiu o compromisso de levar 800 agricultores familiares para participar do Grito da Terra. “É fundamental que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado mobilizem agricultores e agricultoras para viajar até Brasília, mostrando a força da agricultura familiar brasileira”, disse. “Precisamos sensibilizar o governo para que que venham medidas que garantam a permanência das pessoas no campo, pois é por meio do trabalho e da dedicação dessas pessoas que os alimentos continuam chegando nas mesas de toda a população diariamente”, completou.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.

Logomarca RuralNews

© 2023 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

Logomarca do Whatsapp Logomarca do Facebook Logomarca do Instagram Logomarca do Linkedin Logomarca do Twitter Logomarca do Youtube

ATENÇÃO! Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.