INÍCIO AGRICULTURA Adubos

Guerra escancara dependência do agro brasileiro da importação de fertilizantes

Brasil importa cerca de 80% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional
Ronaldo Luiz
- Da redação RuralNews
Publicado em 03/03/2022

Brasil importa cerca de 80% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional
A dependência do agronegócio brasileiro da importação de fertilizantes nunca ficou tão clara e passou a ser discutida como agora, após a invasão russa à Ucrânia.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes e é o maior importador mundial. Importamos cerca de 80% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%. A Rússia é responsável por fornecer cerca de 25% dos fertilizantes para o Brasil. 

As sanções sobre a Rússia, e que anteriormente já haviam sido aplicadas a Belarus - outro importante fornecedor -, irão comprometer o comércio internacional destes países. Além disso, interrupções nas rotas marítimas no Leste Europeu também têm potencial para prejudicar o fluxo de navios, e consequentemente a entrega de produtos, como os adubos.



*Confira mais no podcast desta semana. 



COMENTÁRIOS

Sobre o autor Ronaldo Luiz

Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.
TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.