Sistema FAEP leva atendimento personalizado a apicultores de Ortigueira
Técnicos orientam apicultores de Ortigueira no manejo das colmeias e estratégias para aumentar a produção de mel
Compra coletiva de insumos e manejo estratégico ajudam produtores a aumentar a produção de mel. Foto: Sistema FAEP / Divulgação
Desde o início de 2025, 26 produtores rurais de Ortigueira, no Paraná, recebem atendimento individualizado pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEP. O programa orienta sobre manejo e gestão, permitindo que cada propriedade seja analisada conforme suas necessidades.
Mensalmente, técnicos do Sistema FAEP visitam os apiários e resolvem as demandas específicas de cada produtor. “Esse atendimento personalizado diferencia a ATeG. Ele se adapta ao nível de experiência de cada apicultor e oferece soluções práticas e eficientes”, afirma Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.
Recentemente, os apicultores se uniram para comprar suplemento alimentar às colônias durante o inverno rigoroso. O técnico Cleber Henrique de Oliveira coordenou a aquisição de 15 toneladas de açúcar bruto de alta pureza (VHP), distribuídas entre 12 produtores. Dessa forma, eles protegem as abelhas do frio e da falta de alimento, mantendo a produção estável.
Além disso, o compartilhamento de conhecimento impulsiona o desenvolvimento dos produtores. Muitos apicultores aprendem agora técnicas de manejo que antes conheciam apenas de forma tradicional. “Identificamos gargalos e conseguimos aumentar a produção com práticas simples. Em seguida, mostraremos a troca de cera e de rainha, para que vejam os efeitos diretos no apiário”, explica Oliveira.




