Tempo aberto no leste e no litoral norte gaúcho, entre o norte amazonense e o estado de Roraima, incluindo Boa Vista, a única capital com sol o dia todo, nesta quarta-feira (15). Os ventos carregam umidade do mar para o continente, desde a costa catarinense ao litoral baiano. Céu nublado, sujeito a chuva desde cedo no Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Ceará, por exemplo.
Região Sul
Previsão de sol o dia todo apenas em um pequeno cantinho do Sul do Brasil, entre a região de Tramandaí e o leste do Rio Grande do Sul. Na faixa oeste gaúcha, oeste catarinense, na metade oeste do Paraná e entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral paranaense, a quarta-feira acorda com o céu cheio de nuvens e propenso a chuva. Nas demais áreas do Sul brasileiro, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba, sol pela manhã e condições para pancadas de chuva entre tarde e noite. Na capital gaúcha, a qual está previsto para ser a mais quente da Região, sol com chuva leve e passageira, sem alertas.
Região Sudeste
Nenhuma área do Sudeste do país fica com previsão de sol o dia todo, nesta quarta-feira. O sol aparece e a chuva prevista deve ser leve e isolada no litoral de São Paulo e da Região dos Lagos ao litoral sul fluminense, a mesma condição vale para a capital paulista e para o Grande Rio. Já em Vitória e na faixa oeste de São Paulo, o dia pode começar instável com céu nublado e condições de chuva, que perduram ao longo do dia, com intervalos de sol. Nas demais áreas da Região Sudeste, sol pela manhã com previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde da quarta-feira.
Região Centro-Oeste
A manhã da quarta-feira começa com muita nebulosidade e condições de chuva no sul de Goiás, no Mato Grosso do Sul e centro-norte do Mato Grosso, incluindo Campo Grande e Cuiabá. Nas demais regiões do Centro-Oeste do país, bem como em Goiânia e Brasília, as pancadas de chuva estão sendo esperadas entre tarde e noite, podendo vir com trovoadas. Cuiabá tem a maior temperatura máxima prevista e pode ser a capital mais quente da Região, nesta quarta.
Região Nordeste
As áreas que mais preocupam no Nordeste do país, devido o alto volume de chuva previsto é leste e centro-norte do Piauí, boa parte do Ceará, bem como Teresina e Fortaleza, o centro-oeste de Pernambuco e oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Além dessas áreas, o Maranhão, as demais regiões piauienses e cearenses, norte, oeste e litoral sul da Bahia, ficam sujeitas a chuva em vários períodos do dia. Nas demais áreas nordestinas, sol pela manhã e condições para pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde.
Região Norte
O norte e o nordeste do Pará, bem como Belém, e o leste e sul do Amapá, incluindo Macapá, ficam em perigo para altos acumulados de chuva, que podem como na terça-feira na capital paraense, causar transtornos, como alagamentos. Nas áreas citadas, assim como na maior parte do Pará, no Amapá e Tocantins, inclusive em Palmas, o dia já pode começar com muitas nuvens e chuva. Por outro lado, o sol aparece com pouca nebulosidade e sem previsão de chuva no norte do Amazonas e em Roraima, bem como em Boa Vista. Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, sol pela manhã e pancadas de chuva que podem vir com trovoadas entre tarde e noite. Devido a condição de tempo mais fechado, a temperatura máxima não se eleva muito, ficando abaixo dos 30°C em Belém e em Palmas, inclusive o período atual é conhecido por inverno amazônico na Região, exatamente pelas temperaturas que não elevam como de costume, devido ser um período mais chuvoso.
Perigo temporais com chuva volumosa e risco para transtornos no norte e nordeste do Pará, leste do Maranhão, centro-norte do Piauí, boa parte do Ceará, centro-oeste de Pernambuco e da Paraíba e oeste do Rio Grande do Norte./
Alerta para temporais no oeste e noroeste do Paraná, oeste de Paulo, faixa leste do Mato Grosso do Sul, boa parte de Goiás, leste e nordeste do Mato Grosso, a maior parte do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, centro-oeste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no sul e na metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste, leste e litoral norte de Santa Catarina, boa parte do Paraná e de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, da região de Vitória ao litoral sul capixaba, centro-norte e sul do Mato Grosso do Sul, a maior parte do Mato Grosso, faixa leste de Goiás, Distrito Federal, faixa leste do Amazonas, noroeste e parte do sudeste do Pará, na região de Salvador, em Sergipe, Alagoas e centro-leste de Pernambuco.
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Fonte: Climatempo