Os contratos de milho em Chicago iniciaram a segunda-feira, 21/11, no campo negativo, com menos 2 cents, a U$ 6,65/dezembro. A perdas são atribuídas à saída de mais navios dos portos ucranianos e à queda nos preços do petróleo. Na semana anterior, a posição dezembro teve ganhos de aproximadamente 1,0%. A BMF opera em R$ 89,15/janeiro (-0,00%) e R$ 92,25/março (-0,10%).
Mais navios tem deixado os portos ucranianos nos últimos três dias, lotados de farelo de girassol, trigo e milho, numa demonstração de que o acordo segue plenamente em vigor. Por outro lado, muitas lavouras de milho seguem sem ser colhidas devido à falta de combustível. O risco de perda é grande uma vez que o inverno está se aproximando. Segundo o USDA, as exportações da Ucrânia devem alcançar 15,5MT de milho e 11,0MT de trigo na temporada 2022/23.
Os preços domésticos abriram o dia 21/11 postados nos níveis de paridade de exportação. Por esta razão, toda a atenção é dada para as nuances altistas do Dólar, notadamente pelas perspectivas de aumento dos gastos públicos pelo próximo governo.