O município de Água Boa (MT) foi o local da quinta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024, que aconteceu no dia 8 de agosto e está em sua 26ª edição.
O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e avaliou 416 animais de oito pecuaristas diferentes.
A competição aconteceu nas instalações da Friboi e teve a colaboração da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).
“A avaliação dos neloristas de Água Boa refletiu o trabalho árduo e a dedicação dos criadores na criação de seus animais. Notamos que os machos eram jovens e pesados, e as fêmeas apresentavam uma boa cobertura de gordura”, destaca Victor Miranda, presidente da ACNB.
Ao todo, 136 machos não castrados e terminados em pastagens e em confinamento foram avaliados. Além disso, 280 fêmeas terminadas em pastagens e em confinamento, tiveram as carcaças analisadas.
“Os resultados obtidos são uma prova concreta do compromisso e da competência dos profissionais da região. Em 2021, Água Boa avaliou 193 animais, e este ano o crescimento desse número ressalta o avanço contínuo e o sucesso crescente na pecuária local”, finaliza Miranda.
Entre os machos avaliados, aproximadamente 78% tinham até 2 dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de cerca de 2 anos.
O peso médio desses machos foi de 21 arrobas. Entre as fêmeas, 81% também apresentavam até 2 dentes incisivos permanentes e 75% mostravam cobertura de gordura mediana ou uniforme.
O peso médio das fêmeas foi de 15 arrobas.
A Medalha de Ouro foi conquistada por Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT), com um lote de machos terminados a pasto.
A Medalha de Prata foi para Rodrigo da Silva dos Reis, da Fazenda Estância Bahia II (Água Boa/MT). Já a Medalha de Bronze foi para Egon Aloísio Jung, da Fazenda Dracena (Canarana/MT), fechando o pódio com animais de destaque.
A Medalha de Ouro foi para Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT), com fêmeas terminadas a pasto que se destacaram pela alta qualidade.
A Medalha de Prata foi conquistada por Rodrigo da Silva dos Reis, da Fazenda Estância Bahia II (Água Boa/MT). Valmor Giacomolli, da Fazenda Anderson, também em Água Boa/MT, levou a Medalha de Bronze.
“Os meus animais Nelore possuem uma qualidade genética excepcional. Com um nível tão alto, a necessidade de seleção se torna mínima, pois todos apresentam uma consistência em suas características. Eles são tratados com cuidado e dedicação, garantindo que todo o potencial dessa genética seja expressado ao máximo. O trabalho árduo, aliado ao carinho com que são manejados, reflete diretamente na excelência desses animais”, destaca Carlos Atílio de Negri, ganhador das Medalhas de Ouro do Melhor Lote de Carcaças de Machos e Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.
Os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade serão anunciados na Nelore Fest, o "Oscar da Pecuária", que acontecerá em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo.
Nesse evento, também são conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente.
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade.
A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu.
No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.