Com a parceria firmada entre o Sicoob Unicoob e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) em dezembro de 2019, as agências das cooperativas filiadas ao sistema podem financiar tratores, pulverizadores e colhedoras com preços mais acessíveis, por meio do programa Trator Solidário. O programa tem como objetivo modernizar as atividades no campo e é destinado aos pequenos produtores rurais, que possuam propriedades entre 12 e 80 hectares e uma renda bruta anual de até R$ 415 mil, além dos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
Os interessados podem fazer o financiamento de tratores, estreitos, normais, Santo Antônio ou cabinados, com potência mínima de 55/CV e 75/CV. Por meio do programa, também é possível adquirir colhedoras de grãos com no mínimo 175/CV e pulverizadores agrícolas de até 900/l, mecânicos e hidráulicos. Segundo a supervisora de crédito rural do Sicoob Credicapital, Fernanda Lopes, com o Plano Safra 2020/2021, os implementos agrícolas passam a ter uma taxa efetiva de juros prefixada de até 4 % ao ano, com prazo para pagamento de até 7 anos e prazo de carência de até 14 meses. Fernanda ainda explica que as garantias da operação são negociadas e pactuadas individualmente entre a cooperativa e o cooperado.
Para o gerente regional, Gizélio Linhares, o programa Trator Solidário é importante porque ajuda as pequenas propriedades rurais a aumentarem sua rentabilidade e a sua produtividade. Além disso, ele ressalta que outro aspecto relevante do programa é a melhora nas condições de trabalho e na autoestima da família que financia o implemento, reduzindo o trabalho braçal nas atividades diárias da propriedade e aumentando o desempenho. Ainda segundo Gizélio, esse tipo de crédito leva o desenvolvimento às pequenas propriedades, e isso se reflete diretamente em toda a comunidade em que o produtor está inserido.
O Programa: O Programa Trator Solidário possibilita o financiamento de tratores, pulverizadores e colhedoras para pequenos produtores com até 15% de redução no valor em relação ao mercado. É uma parceria entre a Seab, a Emater, a Fomento Paraná, agentes financeiros e as cooperativas de crédito, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.