Com a Petrobras contendo os repasses da disparada da cotação do petróleo ao preço da gasolina e do diesel, o transporte de cargas já começar a ter alterações em seus custos devido a guerra na Ucrânia, sofrendo aumento dos combustíveis de navegação.
De acordo com a S&P Global Platts, “esses produtos atingiram recordes históricos na América Latina após o início do conflito no Leste Europeu”. No Porto de Santos, já se aproximam dos US$ 1.000 (R$ 5.000) por tonelada, de acordo com a entidade.
As companhias de navegação já sofrem com essa preocupação, já estão tendo fretes elevados desde que a parou a atividade industrial no início da pandemia e acabou descontrolando a logística global.
Diferente do diesel e da gasolina, onde as alterações são feitas por um comitê interno da Petrobras, os valores dos combustíveis para navegação tem mudanças diariamente. Nesta semana, de acordo com a S&P Global Platts, o bunker com 0,5% de enxofre, mais usado nos motores de grandes embarcações, bateu US$ 798 (cerca de R$ 4.000) por tonelada em Santos.