Safra
TAGS:
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!
Temporais no RS vão alterar, de novo, os preços do arroz
Chuvas dos últimos dias trouxeram grandes estragos para áreas de arrozais do Rio Grande do Sul, com produtores rurais perdendo plantações inteiras, o que deve impactar os preços
Publicado em 18/01/2024 | 10:37:00
900 Views
Olá para você que acompanha o canal do Rural News, eu sou Valdecir Cremon e trago assuntos importantes do agronegócio. E vamos falar de dois assuntos, começando pelo arroz. A safra brasileira de arroz deve chegar a 10,5 milhões de toneladas neste ano, segundo estimativa feita pelo IBGE. Essa estimativa foi elaborada com dados colhidos entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro.
A divulgação ocorreu no dia 9 de janeiro. Portanto, ela traz uma realidade que hoje já não é mais vista, principalmente em áreas de arrozais do Rio Grande do Sul, por conta dos temporais dos últimos dias, inclusive com grandes estragos, com produtores rurais perdendo plantações inteiras, muitos prejuízos no Rio Grande do Sul, mais uma vez.
Aliás, se não é o quarto é o terceiro ano consecutivo que o Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul, enfrenta dificuldades climáticas, com prejuízos muito fortes, muito altos, talvez seja necessário rever esses números.
Os 10,5 milhões de toneladas não devem ser alcançados, mesmo com os levantamentos do IBGE e com todos os investimentos feitos pelos produtores. As exportações de arroz no ano passado deram um resultado positivo para perto de 680 milhões de dólares, com 1,7 milhões de toneladas vendidas para o exterior.
O Brasil exporta arroz ao mesmo tempo que precisa comprar de fora que a produção interna não é suficiente para abastecimento do país.
É uma conta que a gente tem que considerar o produtor indo atrás do que dá mais lucro. O problema para o consumidor é que os preços do quilo do arroz aumentaram bastante de dezembro para cá, no começo de dezembro para cá.
O pacote de arroz de uma qualidade boa está custando R$ 50 o pacote de cinco quilos. Ou seja, dez quilos, o R$ 10 o quilo do arroz. Isso tudo para o consumidor é muito ruim, mas sim para o produtor, que já tem problemas com o clima, que já tem problemas com os custos da produção.
TAGS:
Comentários
Comente a matéria: