Solos férteis, irrigação, clima e mão de obra são os ingredientes que estão fazendo a região do médio São Francisco de destacar na fruticultura. Apesar de o forte da região ser a fruticultura, também se destaca no cultivo de grãos e na pecuária, atividades que somam ainda mais à região e mostram o potencial ilimitado de crescimento.
Conversamos com o presidente do SINDBARRA (Sindicato Rural de Barra), Marco Gaviola, e com a produtora rural Greice de Melo, uma das empreendedoras do setor na região. Greice cultiva coco e cacau, carro-chefe da produção altamente tecnificada e vislumbra possibilidades de verticalização da produção.
Com diversos polos produtivos, a fruticultura baiana gerou R$ 5,7 bilhões em 2023, representando 19% das exportações nacionais de frutas, com um aumento de 55% em relação ao ano anterior. O estado é o maior produtor de manga do Brasil e o quarto maior produtor de uva, despontando ainda como referência internacional na produção de cacau em novas áreas.
Na entrevista, eles falaram sobre o enorme potencial da região e suas características únicas para a fruticultura, no Estado que já representa 10% da produção nacional. Assista.