Quinta-feira terá temporais no Sul e calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste, com alerta para baixa umidade em algumas regiões
Nesta quinta-feira, instabilidades e calor intenso devem marcar o clima em várias regiões do Brasil, de acordo com a Climatempo. No Sul, há risco de temporais com raios e ventos fortes. No Centro-Oeste e Sudeste, o calor predomina, mas há possibilidade de chuvas isoladas.
Já no Norte e Nordeste, ocorrem pancadas de chuva isoladas em áreas costeiras e temporais isolados em alguns estados do Norte, enquanto o interior segue quente e seco.
As instabilidades permanecem no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em grande parte do estado, incluindo missões, região central, noroeste, norte, vales e serra gaúcha. Eventuais temporais isolados podem ocorrer no planalto e noroeste. Além disso, na faixa litorânea, os ventos sopram entre 40 e 50 km/h.
Em Santa Catarina e Paraná, a chuva começa pela manhã e se intensifica à tarde. Portanto, há risco de fortes pancadas, raios, ventos e trovoadas, especialmente no centro-oeste catarinense e centro-sul paranaense. Curitiba e Florianópolis podem registrar chuva persistente. Entretanto, o norte do Paraná segue mais estável, mas com calor intenso.
O tempo fica mais aberto em boa parte da região, com sol e calor predominando. No entanto, no sul de São Paulo, litoral do Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais, podem ocorrer pancadas isoladas à tarde, seguidas de raios e trovoadas.
Além disso, no interior paulista e mineiro, o ar seco ganha força, podendo reduzir a umidade a níveis críticos. Assim, áreas como oeste e norte de SP e triângulo mineiro registram máximas elevadas e alerta de baixa umidade.
O predomínio é de tempo quente, mas o oeste e sul de Mato Grosso do Sul e pontos do oeste e noroeste de Mato Grosso podem ter fortes pancadas de chuva à tarde, incluindo temporais isolados, raios e ventos.
Entretanto, Goiás e Distrito Federal permanecem com sol intenso e baixa umidade, com índices variando entre níveis de alerta e emergência.
Pancadas de chuva atingem o litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte, especialmente entre Maceió e Natal. Por outro lado, o interior nordestino segue quente e seco.
Temporais se espalham entre Amazonas, Rondônia e Acre, podendo ocorrer ainda pela manhã. Além disso, oeste do Pará e Roraima têm chuva isolada de forte intensidade. Entretanto, Amapá e Tocantins registram tempo quente e seco.