Previsão do Tempo 23-12-2025 | 8:28:00

Previsão do tempo para terça-feira (23/12) no Brasil

Instabilidades provocam temporais no Sul e no Norte, enquanto o bloqueio atmosférico mantém calor intenso e tempo firme no Sudeste e no interior do país

Por: Redação RuralNews

Região Sul

VEJA TAMBÉM:

Desde as primeiras horas do dia, uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina mantém o tempo instável. Assim, a chuva atinge grande parte do Rio Grande do Sul e, ao longo da tarde, avança para Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
Chuva forte atinge parte do Sul e do Norte do Brasil nesta terça-feira. Foto: Canva


Além disso, as pancadas ocorrem de moderadas a fortes, com risco de temporais no norte e noroeste gaúcho, no oeste e sul catarinense e no sudoeste paranaense. Enquanto isso, no norte de Santa Catarina e no interior e leste do Paraná, os volumes tendem a ser menores.

Por fim, o calor segue acima da média no Paraná e no norte de Santa Catarina. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h e, em alguns pontos, podem alcançar 70 km/h.

Região Sudeste



Na Região Sudeste, o bloqueio atmosférico dificulta o avanço de frentes frias. Com isso, o tempo permanece mais estável em grande parte da região. Em São Paulo e na maior parte de Minas Gerais, o dia será de sol e calor intenso.

No entanto, no noroeste e na faixa leste de Minas Gerais e em grande parte do Espírito Santo, há previsão de chuva fraca a moderada. Além disso, pancadas mais intensas podem ocorrer no extremo nordeste mineiro e no norte capixaba.

Enquanto isso, as rajadas de vento ficam entre 40 e 50 km/h em áreas do interior paulista, no Triângulo Mineiro e no litoral do Rio de Janeiro. Em pontos do litoral fluminense, os ventos podem chegar a 70 km/h.

Região Centro-Oeste



No Centro-Oeste, as instabilidades atuam desde cedo em Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul. Assim, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva de moderadas a fortes, com risco de temporais.

Além disso, há chance de volumes elevados no norte de Mato Grosso. Em Goiás, as chuvas ganham força principalmente no norte e no oeste do estado. O mesmo ocorre em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Mesmo com a chuva, o calor persiste. Por isso, as temperaturas seguem acima da média no leste e sudeste sul-mato-grossense e no sul goiano. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste



No Nordeste, as instabilidades se concentram no sul, oeste e norte da Bahia. Dessa forma, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte nessas áreas. Também chove no Ceará, Maranhão, Piauí e no oeste de Pernambuco.

Por outro lado, entre Salvador e o sul da Bahia, assim como no oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, as pancadas são mais fracas. Enquanto isso, no interior nordestino, o tempo segue firme, com calor intenso e baixa umidade do ar.

As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em boa parte da região.

Região Norte



Na Região Norte, as instabilidades se intensificam ao longo do dia. Assim, no Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá, os temporais ocorrem com forte intensidade, acompanhados de raios e ventos.

Além disso, há risco de volumes elevados no sudeste do Amazonas e no sudoeste e sul do Pará, situação considerada de perigo. Já no Acre, em Roraima e no Tocantins, as pancadas são moderadas, com momentos pontualmente mais fortes.

Apesar da chuva, o calor segue predominando. Por isso, o tempo permanece abafado em toda a região.

TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo


Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: