Previsão do tempo para o final de semana (20 e 21 de dezembro) no Brasil
Instabilidades avançam no sábado e no domingo, com calor elevado, pancadas de chuva e alertas pontuais para temporais em várias regiões do país
Por: Redação RuralNews
Região Sul
No sábado, o tempo segue mais firme na maior parte do Sul. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem. No leste do Paraná e de Santa Catarina, há chance de chuva fraca pela manhã devido à influência marítima. Já no norte e nordeste do Paraná, ocorrem pancadas isoladas ao longo do dia.
Calor e instabilidades típicas do verão aumentam o risco de pancadas de chuva e temporais em várias regiões do Brasil. Foto: Canva
Enquanto isso, áreas da Campanha Gaúcha, Pampas e extremo oeste do Rio Grande do Sul podem registrar pancadas isoladas com raios entre o fim da tarde e a noite. Esse cenário está associado a uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina. Além disso, a umidade relativa do ar diminui no interior gaúcho.
No domingo, áreas de instabilidade avançam pelo oeste do Rio Grande do Sul desde a madrugada. A chuva pode variar de moderada a forte, com risco de temporais. Também chove no norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Em contrapartida, o litoral catarinense e paranaense tem tempo mais firme, com sol entre nuvens. As temperaturas seguem elevadas, mas caem um pouco no sul gaúcho devido à maior nebulosidade.
Região Sudeste
No sábado, a atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera, somada ao calor e à umidade, espalha instabilidades desde as primeiras horas do dia. A chuva fraca atinge o sul e leste de São Paulo, além do leste, centro e Zona da Mata de Minas Gerais. Também há registros pontuais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Ao longo do dia, porém, a chuva ganha força. O noroeste e interior paulista, grande parte do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, o Triângulo Mineiro e o sul de Minas registram precipitação moderada a forte, com risco de temporais. Em contraste, o norte e o oeste mineiro seguem com tempo mais firme.
No domingo, as instabilidades perdem intensidade. Ainda assim, há chance de chuva fraca a moderada no oeste, norte e leste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e Espírito Santo. À noite, a tendência é de diminuição da chuva. As temperaturas continuam elevadas, com máximas próximas dos 30 °C nas capitais paulista e carioca.
Região Centro-Oeste
Durante o sábado, a circulação de ventos em níveis mais elevados, aliada à umidade, mantém o tempo instável. Pancadas de chuva ocorrem desde cedo em Mato Grosso e Goiás. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam em Mato Grosso do Sul.
Em algumas áreas, a chuva pode ser moderada, principalmente no nordeste e sul sul-mato-grossense. Há, inclusive, risco de temporais em outros pontos da região. Apesar disso, o sul de Mato Grosso do Sul apresenta períodos de tempo mais firme.
No domingo, o tempo segue instável, sobretudo em Mato Grosso durante a manhã. A partir da tarde, as instabilidades ganham força no oeste de Goiás e em grande parte de Mato Grosso do Sul. Mesmo com a chuva, o calor e a sensação de abafamento persistem.
Região Nordeste
No sábado, o tempo permanece instável no Maranhão e no Piauí. Nessas áreas, a chuva pode ser moderada a forte, com risco de temporais. No oeste, sul e litoral da Bahia, além do litoral entre Sergipe e Alagoas, a chuva ocorre de forma mais fraca, influenciada pela atuação do VCAN.
Enquanto isso, o interior da região registra tempo mais firme e temperaturas elevadas. No domingo, as instabilidades se espalham ainda mais pelo Maranhão e Piauí, com possibilidade de chuva mais intensa. O oeste da Bahia segue com pancadas, enquanto o interior baiano, oeste de Pernambuco e interior do Ceará têm chuva fraca. O calor continua predominando em toda a região.
Região Norte
No sábado, as instabilidades perdem força no Acre, Amazonas e Rondônia. Ainda assim, ocorre chuva fraca a moderada, com pontos mais intensos. Por outro lado, Pará, Tocantins e Amapá seguem com chuva mais forte. Em Roraima, o tempo permanece mais firme, com sensação de abafamento.
No domingo, a chuva diminui ainda mais no oeste da região, entre Amazonas e Acre. Em compensação, pancadas moderadas a fortes atingem a metade leste do Amazonas, grande parte do Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá. Nessas áreas, há risco de temporais e trovoadas. Roraima segue com tempo mais aberto e calor.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: