Levantamento mostra que o preço médio do produto registrou alta de 9,7% em todo o país, acompanhando a tendência de aumento das proteínas bovinas (7,2%) e suínas (6,1%)
O tradicional óleo de cozinha ficou mais caro no mês de novembro para os consumidores brasileiros. É o que indica o novo levantamento “Variações de Preços: Brasil Regiões”, realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.
Segundo o estudo, o preço médio do óleo de soja registrou, em novembro, um aumento de 9,7%, passando de R$ 8,26, em outubro, para R$ 9,06. As proteínas acompanharam essa elevação: a carne bovina teve um incremento de 7,2%, enquanto a suína subiu 6,1% – ambas vêm de uma trajetória de seguidas altas nos últimos quatro meses.
“Essa tendência de elevação contínua nos preços pode alterar o comportamento de consumo, com os brasileiros buscando alternativas mais baratas ou reduzindo o volume de compras”, explica Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid.
“São mudanças que afetam a dinâmica da cesta de consumo, assim como a cadeia de abastecimento, exigindo uma gestão ainda mais estratégica para atender à demanda de forma eficiente e sustentável.”
Produtos como legumes e xampu também registraram elevações em seus preços de 3,1% e 2,9%, respectivamente. Em contrapartida, as categorias que apresentaram as maiores quedas no valor médio entre outubro e novembro foram o leite UHT (-3,5%), farinha de mandioca (-3,1%), creme dental (-3%), farinha de trigo (-2,7%) e leite em pó (-2,6%).