Seca: safra de soja deve cair para 125 milhões de toneladas
Dados são da mais recente projeção da vertical de grãos da consultoria DATAGRO
Seca reduz estimativa da safra de soja para 125,1 milhões de toneladas
Dados são da mais recente projeção da vertical de grãos da consultoria DATAGRO
A seca, que castigou, sobretudo os estados da região Sul, bem com parte do Mato Grosso do Sul e também de São Paulo, impactou na produtividade das lavouras de soja, reduzindo, assim, a estimativa de produção para 125,1 milhões de toneladas neste ciclo 2021/22, volume que se for confirmado significará queda de 14%. É o que aponta a mais recente projeção do analista-chefe da DATAGRO Grãos, Flávio Roberto de França Júnior.
A quebra poderia ser maior, mas, em parte, foi amortecida pelos bons rendimentos observados no Centro-Oeste. No caso do milho, a safra verão deverá fechar em torno de 24,7 milhões de toneladas, recuo de 1%. Já a 2a. safra tem potencial para alcançar 93,5 milhões de toneladas, avanço de 49%. Caso este números sejam confirmados, a safra total de milho 2021/22 deverá atingir 118,3 milhões de toneladas, crescimento de 35%.

Ronaldo Luiz
Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.