Cenário é favorável para produtor antecipar compra de fertilizantes da safra 2024/25
Aquisição de adubos pelos sojicultores deve se intensificar já a partir do segundo trimestre
As compras de fertilizantes para a safra brasileira de soja 2024/25 poderão se intensificar mais cedo do que em 2023 uma vez que o produtor pode vir a aproveitar a conjuntura de relação de troca, que lhe está favorável, para a aquisição do insumo. É o que destaca relatório da Argus, empresa especializada em análises para o mercado agrícola.
Segundo o documento, as compras de adubos deverão se intensificar no segundo trimestre. "No ano passado, importadores de fertilizantes adiaram os negócios para o terceiro trimestre, devido ao aumento dos estoques de passagem, bem como porque o sojicultor atrasou negócios para cobrir as necessidades para a lavoura."
A mais recente atualização do Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), elaborado pela fabricante Mosaic, que registrou queda de 6% em dezembro no comparativo mensal, corrobora o quadro traçado pela Argus. De acordo com o indicador, o preço dos adubos caiu 4% no último mês de 2023 em relação a novembro, principalmente na ureia (-11%) e no cloreto de potássio (-6%), com estabilidade no fosfato monoamônico e no superfosfato simples.
A Argus sustenta que a atividade no mercado brasileiro de fertilizantes deverá continuar fraca no primeiro trimestre, seguindo a mesma tendência do início do ano passado. A pouca atividade deve ser reflexo de estoques de passagem maiores, que podem chegar a 10,3 milhões de toneladas.

Ronaldo Luiz
Ronaldo Luiz é jornalista, com mais de 20 de trajetória no agronegócio. É editor dos Portais Uagro/DATAGRO, repórter especial da revista Plant Project, do site CenárioAgro e apresentador do talk show digital AgroPapo. É ainda colunista no Jornal Mato Grosso no Ar, distribuído para mais de 60 rádios de Mato Grosso, bem como do Portal RuralNews. Administra o grupo SouAgro no LinkedIn, que conta mais de 60 mil participantes. É proprietário da agência ComResultado - www.comresultado.com.br.