Soja 12-01-2026 | 8:35:00

Colheita da soja 2025/26 começa com expectativa de boa produtividade

Clima favorável sustenta otimismo com safra recorde, enquanto baixa liquidez mantém pressão sobre as cotações no mercado interno

Por: Redação RuralNews

Segundo pesquisadores do Cepea, as condições climáticas permanecem predominantemente favoráveis nas principais regiões produtoras do País. Esse cenário reforça o otimismo em relação a uma possível safra recorde no Brasil.
VEJA TAMBÉM:

Apesar disso, o mercado doméstico segue com baixa liquidez neste começo de ano. Os produtores permanecem retraídos nas vendas no mercado spot, o que tem contribuído para a pressão sobre as cotações da oleaginosa.
Colheita da soja avança em áreas do Mato Grosso e do Paraná. Foto: Canva


No comércio exterior, os embarques seguem em ritmo acelerado. Dados da Secex mostram que o Brasil exportou 3,38 milhões de toneladas de soja em dezembro de 2025, volume 59,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2024.

Esse avanço está relacionado, principalmente, ao maior apetite da China. Apenas em dezembro, o país asiático absorveu 2,6 milhões de toneladas da soja brasileira, alta de 83,8% na comparação anual.

No acumulado de 2025, as exportações brasileiras atingiram um recorde de 108,18 milhões de toneladas, superando as 106,97 milhões de toneladas estimadas pela Conab no relatório divulgado em dezembro.

TAGS:
soja - cepea - cotação - colheita - preço - Produtividade - Safra


Texto publicado originalmente em Mercado agro
Leia também: