Busca por melhor qualidade de vida eleva consumo de orgânicos no País

50% dos consumidores de produtos orgânicos buscam melhorar sua saúde
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 26/05/2024

Nos últimos 18 anos, o mercado de produtos orgânicos no Brasil tem experimentado um notável crescimento, refletindo uma mudança significativa nas preferências dos consumidores por alimentos saudáveis e hábitos mais sustentáveis. Este movimento ascendente tem sido impulsionado pelo aumento da conscientização e visibilidade, com o mercado de orgânicos e as feiras especializadas ganhando cada vez mais destaque.

Uma pesquisa conduzida em 2023 pela Organis, em parceria com a Bio Brazil Fair e outras empresas do setor, revelou um expressivo aumento de 16% no consumo de alimentos orgânicos em relação a 2021. Além disso, constatou-se que 50% dos consumidores de produtos orgânicos buscam melhorar sua saúde por meio desse estilo de vida. Esse crescimento significativo pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo maior conscientização sobre os benefícios para o corpo e para o meio ambiente, além dos avanços tecnológicos na agricultura.
Cultivo orgânico ocupa atualmente 0,6% do total das áreas agrícolas do pPaís
Cultivo orgânico ocupa atualmente 0,6% do total das áreas agrícolas do pPaís

Estimativas indicam que as áreas destinadas ao cultivo orgânico ocupam atualmente 0,6% do total das áreas agrícolas do país, com a produção vegetal concentrada em 36.689 estabelecimentos. Outros 17.612 estabelecimentos estão dedicados à produção animal orgânica, enquanto uma parcela menor, composta por 10.389 estabelecimentos, realiza tanto produção animal quanto vegetal orgânica.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.