Exportações de carne suína batem recorde histórico para o mês de maio
Com embarques acima de 100 mil t, exportações de carne suína batem recorde histórico para maio; mercado interno também reage
Brasil exporta 117,5 mil toneladas de carne suína em maio e atinge novo recorde histórico para o mês. Foto: Canva
Apesar da queda em relação ao mês anterior, as exportações brasileiras de carne suína atingiram um recorde histórico para o mês de maio, de acordo com a série da Secex iniciada em 1997. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, foram embarcadas 117,5 mil toneladas da proteína no mês, volume 8,1% inferior ao registrado em abril, mas 13,7% superior ao de maio de 2024.
Desde abril deste ano, o Brasil vem mantendo embarques mensais superiores a 100 mil toneladas, o que representa um marco relevante para o setor nacional de suínos.
No mercado interno, pesquisadores do Cepea apontam que, após uma segunda quinzena de maio marcada por quedas nos preços tanto do suíno vivo posto na indústria quanto da carne, houve reação nas cotações entre os dias 3 e 10 de junho na maioria das regiões acompanhadas.
O ritmo de negócios esteve aquecido, impulsionado por um período de aumento sazonal na demanda, reflexo do maior poder de compra da população, conforme avalia o Cepea.
