INÍCIO AGRICULTURA Soja

Forte alta do óleo de soja na CBOT nesta sexta

Fundos estão desmontando suas posições vendidas em óleo e aumentando no farelo
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 15/03/2024

Venho comentando há vários dias sobre o movimento feito pelo óleo de palma na Malásia, que hoje está mais caro que o de soja - algo que parecia inconcebível devido à qualidade de ambos os produtos. Essa distorção não deve permanecer aberta por um longo período e podemos notar que o óleo de soja vem correndo atrás do “prejuízo”.

Fundos estão desmontando suas posições vendidas em óleo e aumentando no farelo. E hoje é um exemplo claro dessa dinâmica, vemos o óleo subir +2,13% e o farelo cair -0,80%. Esse aumento de contratos vendidos de farelo nas posições dos fundos também tem relação com uma preocupação quanto a volta do Soy dólar na Argentina, que colocaria mais oferta no mercado e consequentemente traria mais concorrência para o mercado norte americano.
Grão da soja viveu mais um dia de impasse entre as altas e baixas de seus subprodutos
Grão da soja viveu mais um dia de impasse entre as altas e baixas de seus subprodutos

E o grão da soja viveu mais um dia de impasse entre as altas e baixas de seus subprodutos. Se apreciando em apenas +0,25%. Graficamente, a soja em Chicago está numa região de resistência importante que vai dos $11,80/bu até os $12/bu, caso na semana que vem o preço consiga fechar acima desse patamar, podemos ver um movimento de alta ganhando mais tração por lá. E se isso acontecer, as intenções de plantio de soja podem vir maiores, o que colocaria novamente o preço para baixo.
É, amigos. O que vemos aqui é a mais pura dinâmica dos mercados.

Seguindo está lógica sobre as intenções de plantio, vimos o milho produzir um movimento altista subindo 0,69%, a fim de não perder tanta área para a soja.
Já o trigo que no pregão noturno era o único ativo subindo, acabou encerrando o dia no negativo, com queda de -0,70%. Rumores de que a produtividade do trigo inverno na China deve ser muito boa, acabaram colocando um peso a mais nos contrato de trigo na CBOT. Os ativos de risco aproveitaram a sexta-feira para realizar parte dos lucros obtidos durante a semana, SP 500 fechou em queda de -0,61% e a NASDAQ com queda -1,05%.

No Brasil nosso índice fechou em queda de -0,85%. Europa conseguiu produzir uma ótima semana de alta e fechou o dia levemente no positivo, com alta de +0,12% para o índice EURO STOXX 50.


Sobre o autor

Sócio da Granoeste Investimentos desde 2016, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e MBA em Inteligência Financeira pela Universidade Positivo. Especialista em renda variável de mercados globais e nacionais. Correspondente Bancário FBB100 Profissional credenciado junto a CVM como Agente Autônomo de Investimentos.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.