INÍCIO AGRICULTURA Soja

Avanço da colheita norte-americana e clima favorável para o plantio no Brasil pressionam cotações da soja

Com o avanço da colheita norte-americana surgem mais relatos sobre produtividade acima do esperado
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 05/10/2023

Os preços da soja operam em baixa de 7 cents nos futuros de Chicago neste momento, manhã de quinta-feira, a U$ 12,65/novembro. O mercado vem testando as mínimas em quase dois anos. Avanço da colheita norte-americana e clima favorável para o plantio no Brasil pressionam as cotações.
Com o avanço da colheita norte-americana (no último fim de semana chegava a 23%) surgem mais relatos sobre produtividade acima do esperado. Isto levanta a possibilidade de que o USDA possa aumentar a produção de soja do país no relatório de oferta e demanda de outubro, que será apresentado na próxima semana - (lembrando que no relatório de acompanhamento de safra da última segunda-feira, o USDA elevou em dois pontos percentuais a qualidade das lavouras).


Outro ponto que o mercado está levando em conta é o aumento da produção da Argentina. Nos dois últimos anos houve perdas acentuadas; a última colheita teve perdas de 50%, resultando numa safra de apenas 25,0MT. A próxima campanha tem boas perspectivas; de acordo com analistas, o El Niño deve favorecer a obtenção de uma safra cheia, na faixa de 48,0MT.


No mercado doméstico, as indicações de compra se mantêm sem grandes variações. Nas últimas duas semanas, as perdas verificadas na CBOT têm sido, em grande parte, neutralizadas pela alta da taxa cambial. O volume de negócios, no entanto, é limitado; os produtores focam as atenções na implantação da nova safra.


Questões logísticas continuam pesando na formação do preço, com prêmios contidos e escalas alongadas de embarques e pagamentos – em prazos que variam de 30 a 60 dias. Estas escalas mais alongadas no tempo farão com que, em termos de mercado, se pense mais cedo (talvez ainda dentro deste ano, sobretudo se o clima correr dentro da normalidade) em alocação de produto velho para embarque lá na frente, possivelmente já no período de colheita da safra nova. Isto implica em preços mais baixos, pois de fevereiro em diante os prêmios mergulham no campo negativo.


Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 35/50 cents sobre a CBOT; para março, os prêmios estão na faixa de negativos 110/100.


Indicações de compra entre R$ 134,00/136,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 144,00/146,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.