Publicidade
Seminário 04-02-2024 | 5:20:00

Seminário é atração ma 34ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento será realizado no dia 23 de fevereiro, em Capão do Leão


Por: Redação RuralNews


“A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, organizada pela Federarroz, com participação significativa da Embrapa, é um espaço estratégico para lançar diversas ações que certamente encontrarão no público presente a receptividade necessária para sua disseminação”, salientou Condorelli.

O dirigente observou que serão discutidos temas modernos relacionados a intensificação e diversificação. “Tenhamos a certeza, os senhores produtores e produtoras que lá estarão, que no auditório Frederico Costa, na manhã da sexta-feira, dia 23 de fevereiro, poderemos discutir o que há de mais moderno no sentido da intensificação e da diversificação na busca de mais resultados para o produtor rural, principalmente se valendo daquilo que nós já temos como recurso em nossas propriedades”, frisou.
Programação A programação do Duas Safras será aberta pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Walkyria Bueno Scivittaro, que falará sobre a “Dinâmica do nitrogênio em Terras Baixas e a influência do manejo da adubação nos cultivos”.
Na sequência, será a vez do também pesquisador da Embrapa Clima Temperado, André Andres, abordar o assunto “Ferramentas para manejos de plantas daninhas em sistemas agrícolas”.
Logo após, o tema será “Manejo do milho em várzea”, com o representante comercial da Pioneer Sementes, Fábio Freitas. Seguindo pela manhã, Julio Cattoni e Jussara Stinghen, da Farmer Up, de Tubarão (SC), apresentam o painel “Cultivo de cereais de inverno em Terras Baixas: alternativa rentável em sistemas de rotação”. Fechando o turno, a vez será de Emerson Rosa Peres, da Fazenda São José, de Camaquã (RS), abordar o tema “Estabilidade produtiva com sulco camalhão”.O programa Duas Safras, uma iniciativa das principais entidades gaúchas do setor agropecuário, criado em 2021, visa otimizar ainda mais o agronegócio no Estado, aumentando a produtividade no campo e ampliando o mercado para quem produz.
A expectativa é de que a medida ajude a ampliar a rendado produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agronegócio gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões.
“A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata Condorelli. Além disso, serão gerados mais de 24 mil empregos. Palestras, arena digital, feira, salão da indústria 4.0, vitrines tecnológicas, homenagens e o Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz fazem parte da programação. O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande doSul (Federarroz) e correalização da Embrapa e do Senar RS, com patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).Em sua última edição, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz oportunizou aos seus 13,5 mil visitantes, de diversas regiões do País e do exterior, circular por uma feira com mais de130 expositores e 50 vitrines tecnológicas as quais apresentaram seus produtos e compartilharam muito conhecimento. palestras e debates com troca de conhecimentos no auditório,


TAGS: seminário - arroz - capão




Publicidade